5 táticas grátis para dobrar o tráfego de seu site em menos de 1 mês

“Se uma árvore cai em uma floresta, e ninguém está por perto para ouvi-la, ela faz barulho?” Para nós, marqueteiros, a resposta é um retumbante “não”.

O único fator-chave para nosso sucesso é o número de pessoas que viram nossas “árvores”, e se esses gritos de madeira as levaram à ação.

Então, se se trata de causar impacto, como você pode aumentar sua visibilidade on-line, melhorar sua estratégia de conteúdo e, por fim, impulsionar o tráfego do site - sem gastar 1 centavo? Ótima pergunta.

E a resposta é mais simples do que você imagina.

Aqui estão 5 táticas gratuitas que você pode implementar agora mesmo e dobrar o tráfego do seu site em apenas 1 mês. Content marketing

Dica #1 - Atualize seus 10 principais posts de blogs que geram tráfego

Faça isso agora mesmo: Entre nas estatísticas de seu site no Google Analytics e escolha os 10 posts de seu blog que já estão gerando o maior tráfego para seu site.

Agora você pode se concentrar em atualizar esses posts específicos, refrescando seu conteúdo. O algoritmo do Google está constantemente à procura de conteúdo fresco e de qualidade para promover. Portanto, o truque aqui é levar o Google a acreditar que você realmente adicionou conteúdo novo e surpreendente.

Primeiro, faça uma leitura e certifique-se de que tudo está em dia. Isto inclui atualizar suas palavras-chave para garantir que você esteja usando as mais relevantes até o momento.

Revisamos recentemente todos os posts de nosso blog que tinham 2019 em seu título, e os reescrevemos para adequá-los às tendências e mudanças do marketing de 2021. Isto levou menos de 1 dia e zero reais, e já vemos o impulso em visitantes únicos e tempo médio na página.

Outra correção fácil é revisar seus cabeçalhos e subtítulos e reescrevê-los de uma maneira mais convincente, ou de uma maneira que suporte suas palavras-chave revisadas.

Uma vez feitas suas atualizações, você também pode redirecionar esses posts específicos do blog para outras formas de conteúdo, como eBooks, infográficos, White-papers e posts sociais e vinculá-los de volta ao seu website. Você também pode maximizar os benefícios do trabalho que você já realizou.

Lembre-se, SEO hoje é um jogo de qualidade, não de quantidade. Portanto, faça zoom em seu conteúdo e certifique-se de que você está otimizando suas páginas para a SERP (Search Engine Results Page).

Naturalmente, as dicas acima também são importantes na criação de novos conteúdos. Mantenha estes mesmos princípios em mente para garantir que você esteja maximizando sua visibilidade on-line.

Uma vez que você já analisou e identificou seus 10 principais posts em blogs, e foi em frente e refrescou o conteúdo deles, estas páginas estão otimizadas.

Mas há outro passo que você pode dar para levar ainda mais tráfego até elas. E isso é a construção de backlink.

Quando o Google detecta que seu conteúdo está sendo linkado a partir de outros sites, ele aumenta sua classificação no SERP. Estes links têm melhor desempenho se vierem de fontes de terceiros, tais como revisões on-line, sites de comparação, etc. Mas também é sábio criar seus próprios backlinks dentro de seu website e a partir de seus canais de mídia social.

É muito fácil (e não custa nada) fazer o último, portanto, concentre-se inicialmente em seus 10 principais posts no blog e certifique-se de incluir suas palavras-chave no texto-âncora do link. Agora, você deve enfrentar a parte mais complicada, que é a de outras pessoas criarem um link para você.

Esta parte é tudo sobre a construção de relacionamentos. O melhor lugar para começar seria procurar seus parceiros atuais e oferecer-se para contribuir com posts de blogs convidados em seus websites.

Isto não só ajuda a promover você como um especialista do setor, mas também lhe dará acesso a links externos para seu site.

Naturalmente, você também deve oferecer-lhes um lugar como blogueiro convidado em seu site e ajudá-los a construir seus backlinks também. Esta é uma boa parceria do tipo “eu coço suas costas, você coça as minhas”, e tem benefícios para ambos os lados.

Tenha em mente, porém, que é mais eficaz ter 1 backlink em muitos sites diferentes ao invés de ter muitos backlink vindos de um site.

Isto significa que é hora de começar a fazer muita divulgação para todos os seus diferentes parceiros e colaboradores.

Agora aqui está uma dica profissional para você:

Alguns formatos de conteúdo são comprovadamente capazes de gerar melhores links e ações sociais. Estes incluem listas, enquetes, posts “por que”, posts “como fazer”, infográficos e vídeos.

Portanto, talvez você queira voltar aos seus 10 principais artigos no blog e ver se eles se encaixam em um destes formatos; se não, faça alguns ajustes.

Dica #3 - Seja visual com vídeo

Um dos melhores formatos de conteúdo, como já mencionado acima, é o vídeo. Os consumidores de hoje estão inundados de informações 24 horas por dia, 7 dias por semana. Portanto, geralmente são as formas mais visuais e dinâmicas de conteúdo que recebem mais olhares e cliques.

As pessoas gostam de consumir vídeos e compartilhá-los. Portanto, é fundamental que você inclua o vídeo como parte de sua estratégia de conteúdo.

Na verdade, pesquisas de marketing mostraram que as páginas da web que incluem vídeo provocam um aumento de 157% no tráfego orgânico. Além disso, os vídeos atraem o dobro dos visitantes mensais a um site e aumentam o tempo médio na página (leva tempo para assistir a um vídeo). Isso é um ROI maciço para o marketing de vídeo!

Então, quais são as melhores práticas para a otimização de seus vídeos? Se você estiver usando o YouTube como sua plataforma de vídeo, há várias dicas a ter em mente:

Crie um título atraente que inclua suas palavras-chave, use tags relevantes e inclua uma miniatura atraente.

Pense na caixa de descrição como outro lugar para incluir conteúdo relevante. Certifique-se de incluir as informações mais valiosas nas primeiras frases, pois os telespectadores nem sempre clicam no link “leia mais”.

Certifique-se de incluir a URL de seu website no início e no final do vídeo real. Provavelmente não é uma má idéia incluí-la também na primeira linha de sua descrição.

Incentive os telespectadores a se inscreverem. Dessa forma, seus vídeos aparecerão no feed de assinatura deles, encorajando-os a se envolverem com seu vídeo e depois saltar para seu website.

Uma vez criados seus vídeos e otimizados para SEO, é hora de compartilhá-los em seu próprio website, blog, mídia social e através de boletins informativos. E isto nos leva à nossa próxima dica:

Dica #4 - Aproveite a sua lista de e-mails

Você já tem uma lista de e-mails, certo?

Vamos maximizá-la em todo o seu potencial e direcionar mais tráfego relevante para seu website. O Google vai adorar mais suas páginas web e (isto pode ser mais importante) seus clientes recorrentes também.

Então, como fazer com que seus boletins informativos sejam deleitantes e direcionem o tráfego para seu site?

Primeiro, você definitivamente quer ter uma lista baseada em assinaturas - o que significa que todos nele optaram e estão interessados em ouvir mais sobre sua experiência e oferta.

Mas, leve em consideração que pessoas diferentes podem ter interesses diferentes.

Aqui está um exemplo:

Se você é uma empresa de entrega de kits de refeição, seus clientes provavelmente têm várias preferências dietéticas - vegetariana, familiar, com baixo teor de carboidratos, etc. Quaisquer que sejam os parâmetros relevantes ao seu produto, é vital filtrar os clientes em grupos e personalizar sua experiência de acordo com eles.

O mesmo vale quando você envia e-mails - é crucial para segmentar seu público e enviar informações que serão relevantes para eles.

Certifique-se de que seu conteúdo e mensagens sejam devidamente direcionados, e você certamente irá direcionar mais cliques para seu site.

O próximo elemento crítico é ter um CTA (Call To Action) claro em seu e-mail.

Pense em qual página de destino você quer que seus usuários pousem, e qual é o objetivo final desejado. Este objetivo final deve continuar sendo seu foco principal ao elaborar as mensagens em seu e-mail.

Mantenha o texto curto e torne seu botão CTA altamente visível. Se você estiver orientando os leitores a preencher um formulário, mantenha-o em 3 campos ou menos. Quanto mais campos você acrescentar, menores serão suas taxas de conversão.

Mais importante ainda, não se esqueça que estamos vivendo em um mundo mobile-first. É fundamental usar modelos de e-mail responsivos que sejam compatíveis em todos os dispositivos.

Dica #5 - Aumente sua presença na mídia social

As mídias sociais podem ser um veículo maravilhoso para transmitir seu conteúdo de alto desempenho.

Portanto, depois de ter implementado os primeiros passos para aumentar seu desempenho, é hora de usar as mídias sociais para aumentar seu alcance e aumentar ainda mais o tráfego de seu website.

A chave para duplicar o tráfego do site é compartilhar o mesmo conteúdo várias vezes em seus canais sociais.

Mas como você pode fazer isso sem se tornar um spam?

Você tem que estabelecer uma linha de tempo bem planejada para o compartilhamento social. Com cada ação social, é importante também usar uma mensagem diferente:

  • Faça uma pergunta a seus seguidores
  • Intriga-os com um fato divertido
  • Inspire-os com uma citação tirada de seu artigo/página de conteúdo

Quando feito corretamente, esta é uma estratégia muito eficaz.

Há também algumas regras básicas para ajudá-lo a garantir que o que você está compartilhando sobre as mídias sociais traga valor ao seu público e não afaste as pessoas.

Uma das principais dicas é: “Não faça nada que você não gostaria”.

A melhor maneira de avaliar se você se tornou um spam é colocar-se no lugar do leitor e se perguntar como você perceberia o conteúdo se você estivesse no lado receptor.

Muito simples, não é?

Agora é a sua vez

Você tem tudo o que precisa para dobrar o tráfego de seu site organicamente sem gastar um único centavo.

Comece a implementar estas 5 dicas hoje mesmo, e verifique seu Google Analytics no próximo mês:

  • Identifique seus posts de blog de melhor desempenho e otimize esse conteúdo para SEO.
  • Backlinks, backlinks, backlinks. Cada um deles é um “voto” a favor de seu site e ajuda a aumentar sua classificação no Google.
  • Crie um ótimo conteúdo de vídeo e aumente sua visibilidade com as palavras-chave, tags, título e miniaturas corretas.
  • Utilize o e-mail marketing para que os leitores possam clicar no seu site.
  • Aumente seu alcance com as mídias sociais e estabeleça uma linha de tempo inteligente de compartilhamento social.